local: Barra do Jacuípe – BA
ano: 2012
área: 600m²
responsável técnico: George Almeida – TG arquitetos
colaboradores: Gabriele Pastana, Mateus Magalhães, Fernanda Inah
fotos: George Almeida e Rossil
A residência está localizada em Barra do Jacuípe, no município de Camaçari, Bahia, distante 33 km da capital Salvador, em um condomínio privativo de casas.
O projeto é a resposta aos anseios de uma brasileira e um alemão que desejavam uma casa de temporada, pensada também para futura permanência.
A acessibilidade para um dos membros da família usuário de cadeira de rodas, a disposição dos ambientes de modo a garantir um mínimo de privacidade à “zona do casal” e a autonomia dos hóspedes no uso da casa são as premissas do programa funcional da residência.
Nesse contexto, adotando-se o coeficiente máximo construtivo do terreno, em função da razoável demanda programática – seja de cômodos, seja no arranjo de fluxos – a casa é concebida numa escala referencial humana, conferindo sentido especial às circulações e elementos de fachadas, sempre resguardando a relação do lote com o entorno.
A estrutura espacial da casa é expressa por seu corte longitudinal, com aproveitamento do desnível natural do terreno. A marquise de cor amarela que percorre o maior eixo do conjunto determina a circulação principal e articuladora entre os blocos contíguos e seus desníveis. Na especificação de materiais a pedra portuguesa aplicada no piso, desde o passeio na rua até áreas mais internas, sugere diluir as fronteiras com o externo. As envasaduras das fachadas por sua vez são determinadas na relação entre o interior e o exterior da casa e entre os desníveis dos pavimentos, propiciando visuais interessantes combinadas aos percursos.
Quanto às estratégias climáticas projetuais adotadas, o controle de insolejamento na fachada oeste é feito por meio da extensa marquise e a ventilação favorável predominante é garantida aos cômodos de permanência prolongada, cruzando no pátio central canalizada pelo ambiente do espaço gourmet, dotado de esquadrias de abertura vão total.
O espaço residual entre os blocos abriga a caixa da piscina, em torno da qual se desenvolve uma rampa, configurando o pátio interno que se abre à visual da paisagem do entorno, uma ampla área de proteção ambiental.
—
La residenza Appel si trova a Barra do Jacuípe, comune di Camaçari, nello stato di Bahia, a 33km da Salvador, , in un complesso residenziale privato.
Il progetto risponde alle necessità di una coppia, una donna brasiliana e un tedesco che desideravano una casa per le vacanze, ma che avrebbe potuto diventare in futuro anche la loro residenza.
L’accessibilità per un anziano disabile su sedia a rotelle, l’organizzazione interna degli spazi disposti in modo tale da garantire autonomia tra la parte centrale della casa e la zona ospiti sono le premesse del programma funzionale.
La struttura degli spazi, che utilizza il dislivello naturale del terreno, è espressa complessivamente dalla sua sezione longitudinale. La passerella gialla che corre lungo l’asse principale della casa sin dall’entrata, determina la circolazione longitudinale e articola i flussi tra i diversi volumi contigui e dislivelli.
Le facciate sono il risultato di una relazione di reciproca comunicazione tra interno e esterno. Questa stessa relazione si manifesta nella scelta dei materiali, come la pietra utilizzata nella pavimentazione esterna e nelle aree comuni interne (area pergolato, circolazione area ospiti, rampa, area piscina).
Lo spazio vuoto che si crea tra i volumi pieni costruiti contiene la “scatola” della piscina, attorno alla quale si sviluppa la rampa, creando così un patio interno che si affaccia verso il paesaggio naturale dell’intorno, ampia area di protezione ambientale.